-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Valongo adere à rede Cidades Resilientes – Making Cities Resilient (MCR2030)
Valongo adere à rede Cidades Resilientes – Making Cities Resilient (MCR2030)
O Município de Valongo aderiu à rede Cidades Resilientes – Making Cities Resilient (MCR2030), promovida pela Agência das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), com o objetivo de fortalecer a resiliência local.
“Em Valongo, o trabalho em rede e a partilha de experiências fazem parte do ADN do nosso modelo de governação. Por isso, aderimos sem hesitar a esta plataforma internacional coordenada pelas Nações Unidas, reafirmando o nosso compromisso de reduzir os riscos de catástrofe e de fortalecer a resiliência da comunidade”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
A iniciativa MCR2030 visa garantir que os municípios se tornem inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11) “Tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, e outras estruturas globais, incluindo o Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.
A MCR2030 junta os diferentes atores comprometidos com o alcance da resiliência local, através da partilha de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da articulação entre várias camadas de governo e da construção de parcerias. Pelo mundo inteiro, as cidades têm sido desafiadas pelo aumento do risco de desastres, tais como a pandemia COVID-19 e as alterações climáticas. Ao fornecer um roteiro para a resiliência claro, conhecimentos técnicos e ferramentas de monitorização, a iniciativa MCR2030 apoia os governos locais na sua jornada para reduzir o risco de desastre e construir resiliência urbana.
MCR2030 é um espaço onde os municípios podem encontrar orientação e apoio para melhorar a compreensão sobre redução de risco e resiliência, melhorar o planeamento estratégico para reduzir riscos e construir resiliência, tomar ações e progredir ao longo deste roteiro.
Os sócios co-criadores da iniciativa MCR2030 incluem:, C40 Cities; ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade (Local Governments for Sustainability); Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies - IFRC); Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency - JICA); Resilient Cities Network (R-Cities); Cidades e Governos Locais Unidos (United Cities and Local Governments - UCLG); Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (United Nations Human Settlements Programme - UN-HABITAT); Agência das Nações Unidas para Serviços de Projetos (United Nations Office for Project Services - UNOPS); o Grupo Banco Mundial (the World Bank Group); Conselho Mundial em Dados da Cidade (World Council on City Data - WCCD), com a Agência das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (the United Nations Office for Disaster Risk Reduction - UNDRR) como secretariado.
Mais informação: https://mcr2030.undrr.org/
#MCR2030 #ResilientCities #MunicipiodeValongo