-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Tótemes da Biodiversidade inaugurados no dia da Floresta Autóctone
Tótemes da Biodiversidade inaugurados no dia da Floresta Autóctone





















Os Tótemes da Biodiversidade foram inaugurados no dia da 23 de novembro, assinalando duas ocasiões distintas, mas igualmente importantes! O Dia da Floresta Autóctone e a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (EWWR). Num dia dedicado ao Ambiente, no Largo do Centenário foram também atribuídos diversos galardões Eco-Escolas.
“Esta exposição demonstra bem a riqueza e os valores naturais do nosso concelho, permitindo apreciar a beleza desta biodiversidade e refletir sobre a necessidade de a proteger e valorizar”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Agradecendo “o trabalho meritório das escolas”, o autarca salientou também os princípios da EWWR, apelando à comunidade para “encarar o lixo como um recurso que podemos e devemos valorizar, para reciclar e para moderar o consumo, de modo a poupar os recursos do planeta, antes que ele nos castigue!”
Com um total de 43 espécies da nossa fauna e flora, distribuídas em 13 tótemes, a Exposição Tótemes da Biodiversidade pretende providenciar uma oportunidade única de aprendizagem e consciencialização a todos que a visitam.
Valongo tem uma paisagem incrivelmente diversificada, as suas Serras albergam florestas, charnecas e rios, que providenciam habitats cruciais para uma enorme variedade de seres vivos, muitos dos quais têm estatuto de conservação especial como a Vaca-loura e a Salamandra-lusitânica.
As espécies selecionadas para esta mostra itinerante que vai percorrer todas as freguesias do concelho são apenas uma pequena amostra dos inúmeros segredos naturais que o nosso concelho esconde. Nesta exposição, o público ficará a conhecer várias espécies com estatuto de proteção, espécies que em tempos longínquos dominaram as nossas serras, mas que atualmente estão limitadas a pequenos núcleos, e espécies que foram trazidas pelo ser humano para o nosso território e que passaram a ser uma parte imprescindível dos nossos ecossistemas, aumentando assim a riqueza natural do Concelho de Valongo.
Cada freguesia terá uma parte da exposição dedicada às espécies mais emblemáticas que aí podem ser observadas. Com esta abordagem descentralizada pretende-se que a exposição permita aos visitantes identificar-se com a biodiversidade característica da sua região, promovendo assim um maior sentimento de pertença e responsabilidade com a natureza que os envolve.