-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Manual de Identidade Alimentar da AMP apresentado na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo
Manual de Identidade Alimentar da AMP apresentado na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo
















A Oficina da Regueifa e do Biscoito foi o palco estrategicamente escolhido para apresentar em Valongo o «Manual de Identidade Alimentar | Área Metropolitana do Porto – Rural». Trata-se de um projeto que visa contribuir para salvaguardar a dieta mediterrânica, para facilitar uma estratégia integrada para a sustentabilidade do sistema alimentar territorial e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável e para a saúde pública.
Da autoria de Ana Helena Pinto e Inês Pinho Martins, da Nutrition for Happiness, este Manual resulta de um trabalho de campo que consistiu no levantamento dos elementos alimentares identitários do território e está agora a ser apresentado nos 13 municípios da AMP com territórios rurais, com o objetivo de adoção de uma nova estratégia alimentar na Área Metropolitana do Porto, assente na produção e no consumo locais, na literacia alimentar, no combate ao desperdício alimentar, através de ações de sensibilização para melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar e combater a precariedade alimentar.
“A Oficina da Regueifa e do Biscoito é o sítio mais adequado para falar deste tema. O pão é um bom alimento e está profundamente ligado à cultura e ao território,” salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, enaltecendo o facto deste manual “não diabolizar o consumo do pão” e de “exaltar a importância da dieta mediterrânica”.
“Somos aquilo que comemos e a forma como nos alimentamos e como convivemos. É à mesa que se faz diplomacia! O alimento está profundamente ligado à cultura e ao território. É determinante valorizarmos a identificação destes territórios metropolitanos onde existem territórios rurais com urbanos e onde mantemos esta capacidade de produção de alimento e esta tradição de saber fazer e saber estar. Tudo isto é importante para vivermos com mais saúde”, concluiu o autarca que presidiu à sessão pública de apresentação do «Manual de Identidade Alimentar | Área Metropolitana do Porto – Rural».
Este manual é o primeiro resultado do Projeto de Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto, que envolve quatro Associações de Desenvolvimento Local deste território (ADRIMAG, ADRITEM, ADER-SOUSA, Litoral Rural/PNAES) e o Ministério da Agricultura, estando também inserido na Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.