-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Escola Básica de São Lourenço é finalista 9ª Edição do Apps for Good com a solução «4AllJobs»
Escola Básica de São Lourenço é finalista 9ª Edição do Apps for Good com a solução «4AllJobs»



















A app «4AllJobs» desenvolvida pela equipa The Winners da Escola Básica de São Lourenço, Ermesinde - Valongo, é uma das finalistas apuradas para a final da 9ª Edição do Apps for Good!
Enquadrada no ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico, a aplicação desenvolvida pelos estudantes da Escola Básica de São Lourenço pretende disponibilizar oportunidades de emprego acessíveis e inclusivas, servindo também para as empresas cumprirem a legislação que estabelece um sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência ou um grau de incapacidade igual ou superior a 60 por cento.
No Encontro Regional Norte da 9ª Edição do Apps for Good, que como vem sendo tradição se realizou em Valongo, estiveram envolvidas mais de 80 equipas de alunos que apresentaram as suas soluções tecnológicas no Momento Pitch (EB Vallis Longus) e no Marketplace (Pavilhão Municipal de Valongo). Esta iniciativa integrou também a programação da 3.º Switch to Innovation Summit.
Para o Momento de Finalistas, onde se conheceram as 13 Finalistas 1.0 e a Finalista 2.0 para o Evento Final, estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, António Leite, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, a Primeira-Secretária da Área Metropolitana do Porto, Ariana Pinho, e o Diretor Executivo do CDI Portugal, João Baracho.
As grandes soluções finalistas, avaliadas pelo incrível júri Apps for Good 1.0 e 2.0 foram:
- Oport'App, da Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar;
- Conhecer o Rio Douro, Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar;
- 4AllJobs, Escola Básica de São Lourenço, Ermesinde, Valongo
- CultureMApp, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
- Todomia, Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Lijó, Barcelos
- Rodas Controladas, Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
- CESCGest, Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde
- Take Care of Me, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia
- FaceHunt, Escola Secundária da Maia
- CAAP, Escola Secundária de Vila Verde
- Medical Smart Garbage Can, Escola Secundária de Nelas
- MaMonstro Clothing, Escola Básica e Secundária de Padrão da Légua, Matosinhos
- Genius - Fralda Inteligente, Escola Secundária de Nelas
- Do Not Forget, Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
A iniciativa Apps for Good é programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional.
Os seus pilares fundamentais são: aliar tecnologia e cidadania ativa, capacitar os jovens para o futuro, transformar e inovar as práticas pedagógicas de ensino, criar escolas abertas à comunidade com ligação ao mundo real.
O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski. A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram o piloto em Portugal em janeiro de 2015.