-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Conselho das Crianças tomou posse para segundo mandato
Conselho das Crianças tomou posse para segundo mandato

O Conselho das Crianças de Valongo tomou posse para um segundo mandato no dia 21 de outubro, no Auditório Dr. António Macedo, no Fórum Cultural Vallis Longus, numa cerimónia que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o psicopedagogo Francesco Tonucci, fundador Rede Internacional La Città dei Bambini – A Cidade das Crianças.
Conselho das Crianças integra-se na rede «A Cidade das Crianças» e visa promover a participação cívica dos mais jovens, desafiando os participantes a apresentarem propostas que respondam às necessidades que identificam no Município de Valongo.
Francesco Tonucci salientou que o Conselho das Crianças de Valongo é o mais jovem da rede que conta com 200 municípios em 15 países, o que é “um valor precioso”, pois desta forma cobrem melhor a lacuna dos adultos que já não se lembram da sua infância.
Tonucci apelou também aos pais e professores para não interferirem no trabalho das crianças, pois só assim poderão beneficiar da sua ajuda preciosa.
Henrique Vilar, o conselheiro que integrou o primeiro mandato e vai também integrar o segundo, salientou a novidade desta experiência que lhes permitiu “ter poder e dar a sua opinião”.
“Estes processos são muito enriquecedores e desafiam-nos, porque têm imenso impacto e comprometem-nos com as sugestões em curso”, salientou José Manuel Ribeiro, referindo ainda que “estas crianças vão ter uma atitude diferente ao longo da sua vida”.
O Município de Valongo iniciou em 2021 o processo de adesão à Rede Internacional La Città dei Bambini – A Cidade das Crianças, criado pelo psicopedagogo Francesco Tonucci, originando assim o Conselho das Crianças.
Este projeto, realça a importância da perspetiva das crianças para a conceção e evolução das cidades, defendendo que as políticas públicas devem deixar de ter como principal referencial o homem, focando-se nas crianças, porque uma cidade boa para crianças é uma cidade boa para todos!
Em Portugal, Valongo foi o primeiro município a aderir a esta rede.
Este Conselho é constituído por crianças, escolhidas por sorteio, para um mandato anual conforme definido pela metodologia da Rede, a quem é pedido que ajudem o Presidente da Câmara através da expressão das suas ideias e conselhos.
O acompanhamento do Projeto e do Conselho das Crianças é feito por técnicas especializadas, com perfil, formação e habilitações adequados para trabalhar as temáticas do mesmo com as crianças.
As crianças participantes são oriundas de todas as freguesias do concelho e, com idades compreendidas entre os oito e nove anos. O trabalho desenvolve-se em sessões, quinzenalmente, aos sábados de manhã e nestas, as crianças debatem e aprofundam temas do seu interesse e propõem, inclusivamente, propostas de mudança para o nosso concelho.