-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Conselho das Crianças de Valongo termina mandato com apresentação de propostas ao Executivo Municipal
Conselho das Crianças de Valongo termina mandato com apresentação de propostas ao Executivo Municipal



























O Conselho das Crianças do Município de Valongo apresentou as suas propostas finais ao Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro e aos Vereadores responsáveis pelos pelouros.
Na sessão, que se realizou dia 17 de junho no Salão Nobre dos Paços do Concelho, todas as crianças presentes intervieram para apresentar as suas sugestões nas seguintes áreas: circulação pedestre ou em transportes; espaços de lazer; mudanças em parques infantis; cultura; ambiente e infraestruturas. O autarca escutou atentamente as diferentes propostas vão agora ser aprofundadas para serem analisadas pelos diferentes Departamentos Municipais e posteriormente as crianças receberão os respetivos pareceres técnicos sobre viabilidade e execução das ideias apresentadas.
Este Conselho das Crianças do Município de Valongo iniciou funções em março de 2022, e terminou o seu mandato com esta sessão final, tendo como objetivos estimular a autonomia, o espírito crítico e, principalmente, receber e discutir as sugestões dos mais jovens para que estes possam usufruir de cidades e vilas com espaços e normas que respeitem e satisfaçam as suas necessidades.
Em 2021, o Município de Valongo iniciou o processo de adesão à Rede Internacional La Città dei Bambini – A Cidade das Crianças, criado pelo psicopedagogo Francesco Tonucci, originando assim o Conselho das Crianças.
Este projeto, realça a importância da perspetiva das crianças para a conceção e evolução das cidades, defendendo que as políticas públicas devem deixar de ter como principal referencial o homem, focando-se nas crianças, porque uma cidade boa para crianças é uma cidade boa para todos!
Em Portugal, Valongo foi o primeiro município a aderir a esta rede.
Este Conselho é constituído por crianças, escolhidas por sorteio, para um mandato anual conforme definido pela metodologia da Rede, a quem é pedido que ajudem o Presidente da Câmara através da expressão das suas ideias e conselhos.
O acompanhamento do Projeto e do Conselho das Crianças é feito por técnicas especializadas, com perfil, formação e habilitações adequados para trabalhar as temáticas do mesmo com as crianças.
As crianças participantes são oriundas de todas as freguesias do concelho e, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos. O trabalho desenvolve-se em sessões, quinzenalmente, aos sábados de manhã e nestas, as crianças debatem e aprofundam temas do seu interesse e propõem, inclusivamente, propostas de mudança para o nosso concelho.