-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Apresentado Plano de Mobilidade Escolar do Concelho de Valongo
Apresentado Plano de Mobilidade Escolar do Concelho de Valongo











O Plano de Mobilidade Escolar de Valongo tem como missão promover uma maior cultura de mobilidade sustentável e ativa, trabalhando para a adequação das deslocações dos estudantes e da restante comunidade educativa, com especial predominância nos modos de deslocação de andar a pé, de bicicleta e em transporte público. A visão deste instrumento estratégico de planeamento prende-se com a criação de territórios e lugares, onde todas as crianças e jovens, sem exceção, tenham possibilidade de caminhar, utilizar a bicicleta ou o transporte público, com conforto e segurança, durante parte ou a totalidade da sua jornada escolar diária.
“Esta ferramenta de planeamento é um passo importante para mudar o comportamento de toda a comunidade escolar face à mobilidade e para intervir no espaço público”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. O autarca destacou a importância este plano para a área da Saúde, considerando que “quando for percebido e participado pela comunidade, será de crucial importância para contrariar o flagelo da obesidade que afeta muitas crianças e que representa uma regressão civilizacional”.
O documento estratégico foi apresentado publicamente no dia 29 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo. A elaboração do Plano de Mobilidade Escolar de Valongo foi coordenada pela MPT® - Mobilidade e Planeamento do Território, com o objetivo geral promover uma cultura de prevenção rumo a uma mobilidade segura, racional, suave, ativa e sustentável na comunidade escolar e, para o qual o ambiente construído deve responder em condições de segurança e comodidade.
As soluções/ações propostas assentam em três eixos: aumento das deslocações de transportes públicos; sensibilização de em estabelecimentos de educação formal e informal, difusão e participação; articulação entre os diferentes meios de deslocação.
Este instrumento de planeamento será também determinante na obtenção do financiamento necessário para a execução dos projetos de mobilidade em contexto escolar.