-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Andante chega à travagem em março
Andante chega à travagem em março





A partir de março, os utentes da Estação de Comboios da Travagem, em Ermesinde, vão finalmente beneficiar das vantagens do sistema intermodal Andante, que será alargado até à Trofa. O anúncio foi oficializado na cerimónia de apresentação do novo cartão andante, que começa a circular no dia 16 de janeiro.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, congratulou-se com a inclusão da Travagem no sistema Andante, classificando como uma “irracionalidade” os utentes de Ermesinde terem andante e os da Travagem não. “Hoje estamos a fazer Área Metropolitana, ao promover a intermodalidade para que milhares de pessoas possam viajar de forma mais cómoda e mais económica”, afirmou o autarca, na cerimónia onde também intervieram os representantes da CP, da TIP-Transportes Intermodais do Porto e dos Municípios da Maia e da Trofa, que também foram abrangidos pelo alargamento do sistema andante. José Manuel Ribeiro que viajou de comboio de Ermesinde até à Trofa lembrou, contudo, que “nem tudo está bem” e reivindicou “o alargamento do Andante até S. Martinho de Campo para que todos os cidadãos do concelho de Valongo se sintam verdadeiramente metropolitanos”.
O novo cartão Andante começa a ser utilizado a partir de segunda-feira, dia 16 de janeiro. Os antigos cartões podem ser trocados gratuitamente e as viagens serão transferidas para o novo cartão, que passa a ter validade de um ano. Os cartões de assinatura mensal (passes) passam a ter validade de cinco anos.
A imagem do cartão inspirou-se na antiga azulejaria portuguesa e foi criado pela jovem designer de Matosinhos Marion Mazer, que venceu o concurso de ideias onde foram apresentadas 400 propostas.
Clique aqui para ver mais fotografias da cerimónia.