Encerramento da Mostra de Teatro Amador 2017

A Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo termina dia 20 de maio com a entrega dos prémios às melhores categorias: Espetáculo, Ator, Atriz, Luminotecnia, Figurino, Cenografia, Encenação, Música/Sonoplastia. Após o anúncio dos vencedores e das vencedoras da edição de 2017 da Mostra, terá lugar a apresentação do espetáculo «Atores» de Júnior Sampaio, a partir do texto “A Bailarina Vai às Compras”, do mesmo autor.
Sinopse:
Um Ator consumista, sem dinheiro…
Impossibilitado de pagar as suas contas, ele procura uma nova personagem a ser construída. Um caminho incerto para a sobrevivência…
Da razão ao delírio, do bom senso ao grotesco, do trágico ao cómico, do clássico ao contemporâneo, do social ao íntimo, este Ator fala dos seus sonhos... das dificuldades da sua profissão... do seu desejo de consumir arte que lhe permita sobreviver neste mundo...
“Deixai-me pensar… Deixai-me escolher… Deixai-me morrer de inspiração artística… Quero arruinar-me… Quero gastar todas as minhas economias a comprar poetas, encenadores, atores, bailarinos, coreógrafos, cenógrafos, figurinistas e ilusionistas…”
Num jogo de quem não tem mais nada a perder ou num jogo de quem não tem mais nada a ganhar!
Ficha Artística:
Texto e Interpretação Júnior Sampaio
Produção ENTREtanto TEATRO
Duração 20 Minutos
Classificação Etária M/7
JÚNIOR SAMPAIO, 1963, Luso-Brasileiro (Dramaturgo, Encenador, Professor, Ator e Diretor Artístico do ENTREtanto TEATRO).
No Brasil, profissionalizou-se no Teatro/Escola Macunaíma (São Paulo), em representação do qual foi distinguido com o Prémio de Melhor Ator em “Vítimas do Dever”, de Eugène Ionesco.
Em Portugal, concluiu o Mestrado em Teatro na Área de Encenação e Interpretação na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – ESMAE.
O autor, com várias obras encenadas, tanto para adultos, como para a infância, tem-se dedicado à dramaturgia, paralelamente à Direção Artística do ENTREtanto TEATRO, onde encenou a maioria das suas obras.
Os seus trabalhos já foram apresentados em mais de cem localidades de Portugal, Brasil, Espanha, França, Alemanha, Cabo Verde e Moçambique.
Recebeu da ILGA Portugal o Prémio Arco-Íris 2012 pelo espetáculo "A Bailarina Vai às Compras”, onde assina o texto e a interpretação.